terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

INGRESSO JUSTO

No inicio de janeiro,entrou no ar,o blog Ingresso Justo,cujo o objetivo,é chamar a atençâo de todos,para os preços abusivos,cobrados nos shows no Brasil,discutir,propor e reivindicar soluçoês que beneficiem,nós consumidores,empresas e artistas.
Acredito que como o Brasíl ja é rota dos principais shows internacionais,e claro nós fãs automaticamente seremos(ou ja somos) consumidores temos que apoiar esse movimento,afin de cobrar das empresas,governantes seja lá quem for,para termos preços justos nos ingressos para podermor ver de perto os nossos artistas preferidos por direito!!!
Provavelmente todos ja perceberam que os ingressos para os shows no Brasil estão ficando cada vez mais caros.Soma se isso a falta de profissionalismo e a uma burocracia de algumas empresas que provovem os mesmos,que tratam o consumidor como uma carteira e nada mais.A desculpa é sempre a mesma,o governo não da condição,para que os preços sejam menores(impostos etc).Nâo que isso não seja verdade,muito pelo contrário,faz os preços aumentarem e muito,mais há também muitos abusos absurdos,que não podem ter isso como desculpa.Aonde está o respeito pelo consumidor,o desrespeito está cada vez mais frequente,as empresas não respeitam nem mais as leis básicas da coisa.
O Brasil tem recebido cada vez mais grandes eventos que geram muitos empregos diretos e indiretos,que movimentam a econômia.A coisa é simples queremos que a cultura seja acessível a todos independente de classe social,religião,cor,sexo etc.
A campanha INGRESSO JUSTO tem como objetivo,chamar a atenção de todos,a iniciativa privada deve também cumprir a sua parte,respeitando os direitos do consumidor,evitando a prática de preços abusivos e fazendo valer o direito de todos,enquanto nós cidadãos de termos entretenimento e cultura por um preço justo.
Os orgãos de proteção ao consumidor que devem zelar pelos direitos,e proteger dos abusivos preços e limitaçoês impostas pelos que agenciam e promovem os shows.Nós consumidores que não podemos abrir mão de lutarmos por nossos direitos,sem que sejamos privados,de assistirmos nossos artistas e ídolos preferidos.
EXEMPLOS:PAUL MCARTNEY EM SP(PISTA VIP R$600,00(mais que 1 salário mínimo)
BON JOVI(PISTA VIP R$600,00(mais que 1 salário mínimo)
OZZY OSBOURNE EM SP EM 2008(PISTA VIP R$ 300,00),EM 2011(R$600,00 aumento de 100%).UM VERDADEIRO ABSURDO NÃO ACHAM.
A inflação de abril de 2008 até hoje pelo índice IGP-M(FGV)foi de 14,88%,já a inflação do show do OZZY tirado como exemplo no mesmo período foi de 100%.
A meia entrada usada como desculpa.O PROCON DIZ:É correto que os organizadores de eventos e shows limitarem a venda de meia entrada?NÃO,a concessão de meia entrada deve ser garantida a todos os alunos que se enquadram na lei estadual 7844 do dia 13/05/92 e lei municipal 13.715 do dia 07/01/04,ou seja estudantes do ensino fundamental,médio e superior,sendo estendido no município de SÃO PAULO,para alunos de cursos pré vestibulares,profissionalizantes(básico e técnico) e pós graduação.Se houver recusa no cumprimento da lei,o aluno podera requerer o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a mais,através de um orgão dedefesa do consumidor,ou do própio Poder Judiciário.Para isso deverá apresentar o ingresso e a carteira estudantil.
O artigo SEGUNDO da lei municipal 11.355/93 que limita a 30% do total de ingressos a venda a estudantes acaba sendo anulado pela lei estadual 7.844/92 onde não existe esse limite.Como a divergências entre as leis,a lei estadual prevalece sobre a municipal fazendo com que essa cota de meia entrada seja proibida.
Segundo o PROCON a venda de meias entradas deve ser feita não só nas bilheterias,mais também via internet e telefone,e ainda as produtoras de eventos e shows não podem limitar a venda de ingressos especiais a dias,horas ou locais específicos.O estudante tem direito a compra de ingressos de todas as formas oferecidas para o público em geral.
Outra prática ilegal é a taxa de conveniência cobrada em percentual,a taxa só pode ser cobrada se tiver um preço fixo,independentemente da localização escolhida pelo consumidor no evento ou show.FIQUEM ESPERTOS,EXIJAM OS SEUS DIREITOS!!!!

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